CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 51.847.507/0001-16

AV. BRASIL, Nº 83 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

 

ATA18.doc

                                                            

                                                              Câmara Municipal de Bálsamo
                                                                        Ata da 16.ª Sessão Ordinária
                                                                        Realizada no 21/10/2003
                                                                        Aos vinte e um dias do mês de outubro do ano de dois mil e três, às 20:00 horas, no prédio destinado às Sessões desta Câmara Municipal, com a presença dos Senhores Vereadores, Ana Cláudia Longo, André Balloti Castilho, Audinei Lopes Bonfanti, Dercides de Jesus Rodrigues, Ilso A. Monteiro Vasques, Jamil D. Araújo, José D. Claro da Silva, José Roberto Gonçalves Filho, José Soler Pantano, Manoel Ferreira Lopes e Marlene APª Martins Alves.
                                                           Verificado haver número Legal, o Sr. Presidente declarou aberta a presente sessão pedindo ao secretário que fizesse a chamada dos senhores vereadores para assinarem a folha de presença.
                                                           Dispensada a leitura da ata da sessão anterior, por motivos regimentais, considerando-se a mesma aprovada sem restrição.
                                                           Em seguida Sr. Presidente pediu ao secretário que fizesse a leitura do expediente: 
                                                           Iniciou-se o expediente: 
                                                           Leu-se Projeto de Lei nº 21/2003, que autoriza o Executivo a fazer doação, de área destinada a atividade industrial e ou comercial e dá outras providências. 
                                                           Projeto de Lei nº 10/2003, que denomina Praça Ana Victória, a área verde localizada no cruzamento das ruas José Garcia Alonso e Lourença Diogo Ayala, no Residencial Garcia. 
                                                           Projeto de Lei nº 11/2003, que denomina Tereza Molina Martins, o futuro Centro de Convivência do Idoso.
                                                           Projeto de Lei nº 12/2003, altera o artigo 25, da Lei Municipal nº 1.504/99, e dá outras providências.
                                                           Projeto de Lei nº 13/2003, dispõe sobre contratação de mão de obra de trabalhadores residentes em Bálsamo, para as obras de construção no distrito industrial Prefeito Luiz Steque Rodrigues, e dá outras providências. 
                                                           Projeto de Lei nº 14/2003, que veda o corte de fornecimento de água por inadimplência para consumidores com renda inferior a dois salários mínimos. 
                                                           Leu-se Moção de Apoio nº 09/2003, de autoria de todos os pares da Casa.
                                                           Moção de Apoio nº 10/2003, de autoria de todos os pares da Casa.
                                                           Leu-se Requerimento nº 31/2003, de autoria dos vereadores José Soler Pantano, Marlene APª Martins Alves, Ana Cláudia Longo, Dercides de Jesus Rodrigues e José D. Claro da Silva.
                                                           Requerimentos nºs 32 e 33/2003, de autoria do vereador Audinei Lopes Bonfanti.
                                                           Leu-se indicações do nº 134, 135, 136, 137, 138, 139, 140 e 141/03 de autoria do Sr. Presidente e dos vereadores Audinei Lopes Bonfanti, André Balloti Castilho, Jamil D. Araújo, José Roberto Gonçalves Filho e Manoel Ferreira Lopes; nºs 131, 132 e 133/03 de autoria dos vereadores José Soler Pantano, Marlene APª Martins Alves, Ana Cláudia Longo, Dercides de Jesus Rodrigues e José D. Claro da Silva.
                                                           Terminada a leitura do expediente, o Sr Presidente ofereceu a palavra a quem quisesse fazer uso.
                                                           Utilizando a palavra o vereador José Soler Pantano, cumprimentou o senhor Presidente pela nascimento de seu filho, e perguntou se as respostas dos Requerimentos enviados à Prefeitura, haviam sido protocoladas. Tendo a resposta negativa, comentou o assunto. Prosseguiu cumprimentou os funcionários pela elaboração da pauta. Citou que teria sido procurado por munícipe que o alertou que estaria acontecendo problemas com a formatura das crianças do ensino fundamental, disse que irá se inteirar do problema e logo que possível dará a resposta a este munícipe. Sobre o projeto de lei nº 21/2003, disse ser favorável e justificou sua posição. Sobre o projeto de lei nº 10/2003, falou sobre os homenageados e disse ser uma surpresa para os familiares, posto ninguém estar sabendo sobre a homenagem à senhora Tereza Martins, e prosseguiu relatou a participação dela junto a terceira idade. Sobre o projeto de lei nº 12/2003, de sua autoria, disse ser um projeto que já tramitou na Câmara em legislatura passada, mas não obteve sanção do Executivo, e agora está sendo colocado em pauta novamente. Com relação ao projeto de lei nº 13/2003, agradeceu o apoio da assinatura no projeto do vereador Manoel, e comentou sobre o problema de contratação de mão de obra de pessoas de fora do município. Sobre o projeto de lei nº 14/2003 comentou sobre o corte de água, dizendo ser um direito do cidadão ter água em sua residência. A Moção de Apoio nº 09/2003, à rádio pioneira FM, disse estar feliz, agradeceu os Deputados que ajudaram na concessão da rádio para município. Moção de Apoio nº 10/2003, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Coordenador de Educação do Município, junto as escolas. Prosseguiu comentou sobre as indicações de sua autoria, solicitando atendimento. 
                                                           Em seguida o vereador José D. Claro da Silva, comentou sobre questões trabalhistas, onde a Prefeitura está sendo réu em vários processos, relatou que se a Prefeitura perder , certamente o município não possui caixa suficiente para arcar com essas dívidas. Prosseguindo disse que alguns funcionários estão trabalhando mais que outros que ocupam a mesma função, citou que esses, que trabalham menos, recebem adicionais por trabalhos prestados, e pediu para que a Prefeitura se inteire melhor desses fatos, na qual funcionários estão trabalhando mais que outros, e recebendo o mesmo valor, e sobre possíveis processos trabalhistas.
                                                           Solicitando a parte o vereador José Soler, comentou que o chefe de gabinete nem vem a Prefeitura para trabalhar, e que existem três tipos de salários para os médicos, sendo que todos possuem a mesma carga horária de trabalho. 
                                                           Em seguida o vereador Audinei Lopes Bonfanti, comentou que a Câmara tem por obrigação trabalhar por leis justas e sociais, relatando que os projetos em pauta atendem esses requisitos e os Requerimentos atendem a questão de fiscalização. Comentou sobre a indicação que pede providencia no problema da enxurrada da rua Pará, disse que recentemente teria falado com o Executivo a respeito desse problema, citou que o mesmo relatou que iria resolver esta questão. Comentou que conhece o problema da formatura da escola, e que informaria o munícipe sobre o fato. Prosseguiu pediu ao senhor Presidente que fosse enviado outro ofício ao Comandante da Polícia Militar de Rio Preto, parabenizando o Sargento Castanha, posto o ofício despachado pela Câmara não ter chegado ao conhecimento deste comandante, citando ter havido erro interno na CPI-5. Sobre as Moções de Apoio, disse ser justa as homenagens e parabenizou os homenageados. Pediu apoio aos demais pares da Casa, para seus Requerimentos, e finalizou expondo as indicações de sua autoria, relatando problemas de animais soltos na rodovia que quase causou acidente, e demais matérias das proposições.
                                                           Prosseguindo a vereadora Marlene APª Martins Alves, falou sobre o projeto de Lei nº 21/2003, parabenizando o Sr. Irineu, beneficiado pela área doada pelo município, dizendo ser favorável a questão e comentou o assunto. Parabenizou o senhor Presidente pelo nascimento de seu filho. Disse ser contra o corte de água, às pessoas inadimplentes, disse que a água deve ser cobrada todo o mês, e a questão foi o município ter deixado de cobrar mês a mês os débitos, deixando-os acumularem em valores muito altos, disse que está havendo dois pesos e duas medidas, posto haver corte somente para os menos favorecidos financeiramente. Comentou sobre a indicação que solicita uniforme para os funcionários públicos e comentou o assunto. Em seguida perguntou sobre o recape, se a verba que veio está sendo usado no tapa-buraco, relatando que está sendo um serviço de mal qualidade, nos tapas buracos. Os vereadores juntamente com a vereadora discutiram a questão do recape. Prosseguindo a vereadora disse que o Prefeito foi eleito para zelar do município e disse que isso não vem ocorrendo, e citou a questão do curral do matadouro municipal que teria desaparecido, e pediu apoio ao Requerimento que pede informações sobre esse fato. Sobre a Moção de Apoio nº 09/2003, citou que a rádio pioneira teria sido um presente para o município e comentou o assunto parabenizando a equipe da rádio. 
                                                           Solicitando a parte, e comentando sobre o recape na rua Alberto Andaló, o vereador José D. Claro da Silva, disse que este teria sido realizado a contendo dos moradores, posto o trabalho ter sido bem concluído. 
                                                           Prosseguindo o vereador Manoel Ferreira Lopes, parabenizou o senhor Presidente pelo nascimento de seu filho. Sobre o projeto de lei nº 21/2003, disse ser a favor do mesmo e justificou. Parabenizou o Sr. Oswaldo Nogueira pelo comando da rádio Pioneira. Sobre o recape, disse que o valor da verba foi de R$ 100.000,00, e o trabalho de tapa buraco seria por conta da Prefeitura e não desta verba. Prosseguindo o vereador comentou que na legislatura passada ele teria feito uma indicação sugerindo a implantação de uma horta comunitária, e esta foi criada no local do antigo curral do matadouro, citou que este curral quem o arrumava e cuidava da substituição de madeiras podres por novas eram os açougueiros do município, e quando o mesmo foi desativado, foi feita a horta, e as madeiras deste curral, pelo tempo, citou estarem podres. Prosseguiu agradeceu o vereador José Soler, por compartilhar com ele a assinatura do projeto de lei nº 13/2003, sobre a contratação de mão de obra do município, e comentou o assunto. Finalizou, disse ser a favor do projeto de lei nº 14/2003, dizendo concordar com a matéria, relatando ser contra o corte de água, posto ser a água essencial para o lar. 
                                                           Em seguida o vereador Dercides de Jesus Rodrigues, comentou sobre o projeto de lei nº 21/2003, dizendo que o Sr. Irineu, quando recebeu a área, teve de iniciar um trabalho de plantação de bambu no local, posto o mesmo ser brejo, e o bambu drena a água. Prosseguiu disse que protocolou um requerimento como particular junto a Prefeitura e até o momento não obteve respostas, disse que por essa atitude do Executivo, ele apresentou denúncia ao Ministério Público. Disse que a Câmara deve tomar atitude, posto que as Leis não estão sendo executadas. Por fim parabenizou a rádio pioneira pelo aniversário. 
                                                           Ninguém mais querendo fazer uso da palavra o Sr. Presidente consultou as comissões permanentes da Câmara acerca das matérias em pauta.
                                                           Prosseguindo as Comissões emitiram parecer favorável a apreciação de todas as proposições.
                                                           Por ordem do Sr. Presidente, deu-se inicio a ordem do dia.
                                                           Ordem do dia: 
                                                           As Indicações em pauta foram aceitas pela Câmara Municipal.
                                                           Projetos de Leis nºs 21, 10, 11, 12, 13 e 14/2003, foram aprovados por unanimidade em única votação. 
                                                           Moções de Apoio nºs 09 e 10/2003, foram aprovadas por unanimidade.
                                                           Requerimentos nºs 31, 32 e 33/03, foram aprovados por unanimidade. 
                                                           Nada mais havendo a tratar e ninguém mais querendo fazer uso da palavra, o Sr. Presidente encerrou a presente Sessão, eu Elton Marangoni Rodrigues de Assis, responsável pela Câmara Municipal, lavrei a presente Ata que será assinado pelo:

Presidente:

Secretário: